Após indícios de fraude eleitoral de Nicolás Maduro, Lula sugere convocação de nova eleição presidencial na Venezuela

BRASÍLIA, DF – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu, durante uma reunião ministerial na quinta-feira (8), a possibilidade de novas eleições na Venezuela como solução para a crise no país. A sugestão de Lula foi divulgada pelo jornal Valor Econômico e confirmada pela Folha de S.Paulo.

Nicolás Maduro foi proclamado reeleito após as eleições de 28 de julho, mas os resultados são amplamente contestados pela oposição e por líderes regionais. Vários países, incluindo o Brasil, pressionam o regime venezuelano a divulgar provas da lisura do pleito.

Lula afirmou que o resultado não poderia ser aceito sem provas de que a eleição foi justa e, caso contrário, Maduro deveria convocar um novo pleito ou ser eternamente chamado de ditador. Durante a reunião, Lula mencionou que discutiria a situação com os presidentes do México e da Colômbia, países que têm coordenado esforços diplomáticos para resolver a crise venezuelana.

Celso Amorim, assessor internacional de Lula, apresentou a ideia de uma nova eleição ao presidente após consultar outros atores internacionais, sugerindo que a proposta deveria incluir a retirada de sanções internacionais para garantir mais acompanhamento internacional no novo pleito.

A oposição venezuelana, liderada por María Corina Machado, rejeita a ideia de novas eleições, alegando ter vencido a disputa contra Maduro por ampla margem. A coalizão opositora disponibilizou atas eleitorais que comprovam a vitória, enquanto o regime afirma que as cópias são falsas.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima