Na tarde desta terça-feira, 17, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou o contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), oficializando a empresa como responsável pela realização do aguardado concurso público para o magistério municipal.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o concurso disponibilizará 425 vagas para professores, e o edital será publicado no Diário Oficial do Município de Aracaju. As inscrições ocorrerão entre os dias 20 de setembro e 21 de outubro. As provas objetivas e discursivas estão programadas para o dia 22 de dezembro, e o resultado com a lista dos aprovados será divulgado em 20 de janeiro de 2025.
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Das 425 vagas, 359 serão destinadas à área de pedagogia, e 66 para outras disciplinas da educação básica, como língua portuguesa, matemática, história, geografia e artes.
Este novo certame é o primeiro realizado para o magistério municipal em mais de dez anos. O último foi em 2012, durante o segundo mandato de Edvaldo Nogueira, com a oferta de 152 vagas para professores da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, além de cadastro reserva para outras áreas.
O concurso é visto como uma importante oportunidade para renovar o quadro de educadores da rede pública municipal.