Pesquisa eleitoral do Instituto W1 com intenções de voto para as eleições de 2026 em Sergipe – a última realizada neste mês; a partir de amanhã, primeiro dia de janeiro do novo ano, somente poderão ser divulgadas pesquisas registradas no TRE/SE – aponta que o ex-deputado federal e atual secretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro, André Moura (União Brasil), lidera a corrida para o Senado.
O estudo, publicado pelo Jornal da Cidade de Aracaju nesta quarta-feira, 31, ouviu 2.000 eleitores nos 30 maiores municípios sergipanos, que representam 78,91% do eleitorado do estado. As entrevistas, todas presenciais, foram realizadas entre os dias 20 e 27 de dezembro. O plano amostral, segundo o JC, tem intervalo de confiança de 95%, e a margem de erro é de 2,2%.
Senado – Foram apresentados (modalidade estimulada) os nomes dos pré-candidatos a senador mais citados pelo eleitorado, e o resultado trouxe André Moura com 10,85% da preferência dos entrevistados, contra 9,75% das intenções de voto para o delegado Alessandro Vieira (MDB). Ambos, portanto, estão dentro da margem de empate técnico. Rogério Carvalho (PT) ficou na 3ª posição, com 7,20% dos votos, e Eduardo Amorim (Republicanos) obteve 7,18% do total ouvido. Ainda não decidiram seu voto ou preferiram não responder 30,25% dos eleitores.
Governo de Sergipe – Foram testados três cenários. O primeiro deles apresenta o governador Fábio Mitidieri (PSD) com 42,35% das intenções de voto, contra 35,15% obtidos pelo prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) – 16,85% não responderam ou não souberam informar seu candidato. No segundo cenário, Fábio obteve 43,65%, contra 17,60% atribuídos ao delegado André David (Republicanos) – 25,70% dos entrevistados preferiram não responder ou não souberam informar o nome do candidato preferido. No terceiro cenário, o mandatário aparece com 49,10% das intenções de voto, contra 11,55% de Thiago de Joaldo (PP), enquanto 25,20% dos entrevistados não responderam ou não souberam indicar o nome do seu candidato.
Presidência da República – No cenário para o Executivo Federal, o destaque é o elevado número de indecisos: 28,35% ainda não decidiram seu voto ou preferiram não responder, e 7,10% indicaram branco/nulo. Foram apresentados (cenário estimulado) os nomes do presidente Lula da Silva (PT), que obteve 39,15% dos votos; do senador Flávio Bolsonaro (PL), com 14,45%; do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 6,10%; e do ex-governador cearense Ciro Gomes (PSDB), com 4,25%. O relatório registra, assim, uma diferença de 24,7 pontos percentuais entre Lula e Flávio.




