FIM DA GREVE DOS PROFESSORES FEDERAIS? UFS e IFS debatem sobre retorno das aulas, confira

A greve nacional dos professores das universidades e institutos federais, que durou cerca de 60 dias, foi encerrada após um acordo firmado no domingo (23). Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a retomada das atividades começa nesta segunda-feira (24) e deverá estar completa até 3 de julho.

Contudo, em Sergipe, a situação é diferente. A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs) informou que a paralisação dos professores da UFS, iniciada em 13 de maio, continua. Uma Assembleia Geral Extraordinária está prevista para esta semana, entre 24 e 28 de junho, para reavaliar a situação.

No Instituto Federal de Sergipe (IFS), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) aprovou o acordo apresentado pelo governo federal, com 72 votos a favor, 51 contra e 6 abstenções. No entanto, a greve ainda não tem data para terminar.

O acordo entre o governo e os professores prevê reajuste zero para 2024, devido a limitações orçamentárias. Como compensação, o governo ofereceu um aumento linear até 2026, de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.

Por: ANDES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima