Revolução nos Transportes em 2023: Investimentos e Modernização da Infraestrutura
O Ministério dos Transportes marcou o ano de 2023 com avanços significativos na infraestrutura e malha viária do Brasil. Sob nova gestão, aproximadamente 4,6 mil quilômetros de rodovias federais foram recuperados, pavimentados e duplicados, representando um investimento robusto de R$ 14,5 bilhões. Esse esforço superou em mais que o dobro os registros de 2022, indicando uma virada expressiva na política de transporte.
A Emenda Constitucional 126/2022, conhecida como “PEC da Transição”, e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) impulsionaram a retomada de mais de 1,1 mil contratos em rodovias, promovendo qualidade nas estradas e estimulando desenvolvimento econômico e geração de empregos em todas as regiões do país.
Para Wilson Nascimento da Silva, rasteleiro na recuperação da BR-155/PA, esse esforço impacta diretamente na vida das comunidades, proporcionando empregos e melhorando a segurança viária. A gestão atual resgatou contratos e investiu maciçamente em rodovias e ferrovias, revertendo uma tendência de baixos investimentos dos anos anteriores.
Metade dos 4,6 mil quilômetros foi realizada com investimento público direto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), indicando uma mudança significativa no panorama.
Parcerias Privadas Impulsionam o Setor
Foram realizadas mais de 50 reuniões bilaterais ao longo do ano para estreitar relações com investidores, operadores e representantes do mercado. O objetivo é avançar nos leilões programados para 2024 e 2025, promovendo o crescimento do setor e garantindo investimentos robustos.
Destaque para Projetos Ferroviários e Internacionalização
O setor ferroviário, negligenciado por décadas, retomou protagonismo em 2023. Com investimentos públicos e políticas para atrair investimentos privados, a conclusão da Ferrovia Norte-Sul foi uma conquista significativa. Projetos ferroviários, incluídos no Novo PAC, receberão investimentos de R$ 94,2 bilhões nos próximos quatro anos, combinando recursos públicos e privados.
A internacionalização do setor foi evidente no roadshow Brasil Transport Invest – Portugal, em Lisboa, destacando o potencial de crescimento do Brasil e a conciliação entre produção e preservação. O Brasil também ingressou como membro efetivo do Fórum Internacional dos Transportes (ITF), reforçando sua presença no cenário global.
Segurança Viária em Foco
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) priorizou projetos inovadores para reduzir mortes no trânsito e proteger os vulneráveis. A revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito estabeleceu parâmetros para maior transparência e cobrança de resultados. Projetos como o Faixa Azul em São Paulo e a diferenciação entre ciclomotores e motocicletas evidenciam o compromisso com a segurança viária.
A Senatran também reformula o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), buscando uma base estatística mais robusta. O Antecipa – Tráfego Inteligente, ferramenta de análise de dados com inteligência artificial, está disponível para municípios interessados em reduzir acidentes.
Fonte: Agência Gov Governo Federal/Ministério dos Transportes
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