O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou controvérsia ao criticar o projeto de lei antiaborto nesta terça-feira (18). Ele disse que bebês nascidos de estupros são como “monstros” e criticou o Congresso por discutir o projeto, que equipara o aborto após a 22ª semana ao crime de homicídio.
O projeto recebeu regime de urgência na Câmara dos Deputados e aguarda a decisão do presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL), para ser pautado no plenário. Movimentos sociais e parte da mídia criticam fortemente o avanço do projeto, e há negociações para adiar a votação até após as eleições municipais.
Lula afirmou que a discussão precisa ser mais madura e que as mulheres devem ter o direito de decidir sobre uma gestação resultante de abuso. “Por que uma menina é obrigada a ter um filho de um cara que a estuprou? Que monstro vai sair do ventre dessa menina?” disse Lula em entrevista à rádio CBN.
O presidente criticou a tramitação do projeto e atacou o autor da proposta, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). “O cidadão diz que fez o projeto para testar o Lula. Eu não preciso de teste, quem precisa de teste é ele. Quero saber como ele reagiria se uma filha dele fosse estuprada,” declarou Lula.
Assista ao vídeo:
Fonte: Jornal CBN