Projeto de estudantes da rede estadual utiliza matéria-prima à base do bagaço da cana-de-açúcar, tecido de bambu e goma de tapioca
Alunas do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, em Umbaúba, representantes de Sergipe na 76ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Belém (PA), retornaram a Aracaju com novos aprendizados e experiências. Elas desenvolveram um projeto para produzir absorventes sustentáveis com matéria-prima disponível na agricultura do sul sergipano.
O bagaço da cana-de-açúcar, conhecido por seu potencial de absorção, foi usado como material principal. O revestimento é feito com tecido de bambu, que é 100% vegetal, e goma de tapioca, formando uma camada impermeável. O absorvente é montado em quatro camadas: tecido de bambu, fibras de cana-de-açúcar, tecido com goma de tapioca, e um saquinho de tecido de bambu.
Iniciado em 2023, o projeto surgiu de uma redação sobre pobreza menstrual. Ao investigar, as alunas descobriram que muitas estudantes usavam o mesmo absorvente por mais de 12 horas. Um grupo de iniciação científica, composto por oito meninas, decidiu enfrentar esse problema.
Incentivo à Pesquisa
A professora de Química e orientadora do projeto, Darcylaine Vieira Martins, destacou a importância da pesquisa científica desde cedo, promovendo pensamento crítico e solução inovadora de problemas. “Investir em projetos de iniciação científica é crucial para o avanço da educação e a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios futuros”, afirmou.
O próximo passo é buscar aprovação de um comitê de ética, pois a pesquisa é para uso humano. Após a aprovação, testes científicos avaliarão a eficácia, segurança e conforto dos absorventes. A produção em larga escala e a distribuição gratuita começarão pela escola.
Rayane de Souza Silva, aluna do projeto, destacou que a participação mostrou que a ciência vai além de cálculos e pesquisas. “A pesquisa nos passa um grande conhecimento e nos permite entender a ciência de forma mais simples”, afirmou.
ASCOM: Governo de Sergipe.