Copom Anuncia Corte na Taxa Selic, que Agora Fica em 11,75% ao Ano

BC Reduz Taxa Selic para 11,75% ao Ano em Decisão Equilibrada

O Copom, em meio a desafios globais, reduziu a taxa Selic para 11,75% ao ano, refletindo um ambiente internacional menos adverso. A cautela persiste diante das pressões nos mercados globais. Indicadores domésticos mostram desaceleração econômica, e a inflação ao consumidor mantém trajetória de desinflação, aproximando-se da meta.

Expectativas de inflação para 2023, 2024 e 2025 rondam 4,5%, 3,9% e 3,5%. Projeções do Copom são de 4,6%, 3,5% e 3,2%, com preços administrados projetados em 9,1%, 4,5% e 3,6%.

Riscos de alta incluem persistência das pressões inflacionárias globais e resiliência na inflação de serviços. Riscos de baixa consideram desaceleração econômica global mais acentuada e impactos mais fortes do aperto monetário global.

Decisão de corte na Selic é fundamentada na evolução do processo de desinflação, cenários avaliados e balanço de riscos. Copom destaca a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até a consolidação do processo desinflacionário e ancoragem das expectativas.

Membros do Copom antecipam novos cortes de mesma magnitude nas próximas reuniões. Magnitude total do ciclo de flexibilização dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, expectativas e balanço de riscos. Decisão unânime reafirma compromisso com estabilidade de preços e fomento ao pleno emprego.

#BC #Economia #Inflação #Economia #Selic

Fonte: Agência Gov.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima