Transfobia é crime e está previsto na Lei (7.716/1989), a pena é de um a três anos de prisão e multa.
Na tarde da última terça-feira, 27, durante a transmissão do programa “Ponto de Vista” na web rádio Lagartto FM, o radialista Paulo do Valle fez diversos comentários de teor transfóbico contra a blogueira Natalia, uma mulher transexual. Durante o programa, Do Valle se referiu a Natalia com termos como “criatura” e “mulher barbada”, além de negar sua identidade de gênero, afirmando: “não é uma mulher, é um homem”.
No último domingo, Natalia participou da inauguração do comitê de campanha do candidato Sérgio Reis, que também é alvo frequente de críticas de Do Valle. O radialista, conhecido por declarar abertamente seu apoio à candidata da situação, Rafaela Ribeiro — sobrinha do deputado federal Gustinho Ribeiro —, utiliza tanto o programa quanto suas redes sociais para expressar sua preferência política.
Há poucas semanas, Do Valle se envolveu em outra polêmica ao insinuar que uma candidata a vereadora da oposição seria uma “galinha”. Informações indicam que o radialista pode estar alinhado com a família Ribeiro, que supostamente financia o programa na Lagartto FM.
Investigações realizadas pelo Intercept Lagarto revelaram que as participações de Do Valle na web rádio e no canal do YouTube da Lagartto FM custam aproximadamente R$ 1.000,00 por semana, sem a presença de patrocinadores diretos.