Alunos Jovens Protagonistas da instituição de ensino estiveram reunidos com os gestores da Educação Estadual
Um grupo de alunos Jovens Protagonistas do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, unidade de ensino em tempo integral de Aracaju, esteve na tarde desta quarta-feira, 13, no Centro Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), com o objetivo de levar aos gestores da Educação estadual reivindicações de melhorias na infraestrutura da unidade de ensino.
A aluna Leane Nascimento, da modalidade Educação de Jovens e Adultos do turno da noite, argumentou sobre a permanência do transporte escolar no bairro. O aluno Pedro Amâncio Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio, pediu a instalação de aparelhos de ar-condicionado e melhorias no sistema elétrico e hidráulico da instituição.
O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, aproveitou o momento e mostrou a planta baixa do projeto de ampliação, reforma e modernização do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, inclusive disponibilizando aos estudantes uma cópia do Aviso de Licitação – Concorrência nº 6/2024, programado para acontecer no dia 4 de abril.
“É uma obra grande, orçada em um valor médio de R$ 10.813.147,85, que amplia em mais dois blocos o centro de excelência, um dos quais será para a oferta de Educação Profissionalizante e Tecnológica, além de reforma geral da unidade escolar”, disse Sobral, ao completar que, ao ter uma empresa vencedora do certame licitatório, a Seduc montará o cronograma da obra.
A diretora de Educação de Aracaju, professora Gilvânia Guimarães, destacou que a Seduc intervirá emergencial e urgentemente na questão elétrica e hidráulica, a fim de que a escola funcione até ser concedida a ordem de serviço da obra. “Venho conversando com a Gestão da Escola, e todas as medidas estão sendo feitas”, disse.
Quanto ao transporte escolar, a Seduc oferta quatro ônibus escolares nos três turnos – manhã, tarde e noite – quando são transportados mais de 150 alunos dos bairros em todos os turnos, que compreendem o Marivan, parte do Santa Maria, 17 de Março, Paraíso do Sul e adjacências.
O técnico do setor de Transporte da Seduc, Alex de Carlos, informou que os ônibus serão mantidos, porém aguardará a lista de alunos que são transportados no turno da noite a fim de que a Seduc avalie a manutenção do transporte, já que, segundo ele, toda escola tem suas particularidades que devem ser analisadas.
Ao final, a aluna Leane Nascimento disse que o encontro foi satisfatório, já que foi uma surpresa verificar que o processo de reforma e ampliação da escola já estava em curso pela Seduc. “Trouxemos pautas que são emergenciais. Fomos ouvidos e chegamos a uma conclusão de que em breve serão resolvidas. Foi uma surpresa, porque eles já estavam agindo e, quando soubemos que dia 4 a licitação será aberta, foi uma surpresa e ficamos felizes”, disse.