Renato Cariani, influenciador fitness com 37 anos e mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram, é um dos principais alvos da Operação Hinsberg, deflagrada pela Polícia Federal, Ministério Público de São Paulo e Receita Federal. A investigação apura uma suposta organização criminosa que desviou 12 toneladas de produtos químicos para produção de cocaína e crack.
A ofensiva, que cumpre 18 ordens de busca e apreensão em São Paulo, Paraná e Minas Gerais, incluiu a casa e a empresa do influenciador. Renato Cariani, conhecido por treinar celebridades e promover desafios de emagrecimento, ainda não se manifestou sobre o caso nas redes sociais.
No Instagram, ele se apresenta como atleta, professor de Química e Educação Física, empresário e youtuber. Seu canal no Youtube, com mais de 6,3 milhões de inscritos, aborda temas relacionados à saúde e boa forma. Além disso, Cariani possui uma loja com produtos em seu nome e promove treinamentos e cursos no site “Nação Renato Cariani”.
A PF alega que o esquema de desvio de produtos químicos envolvia notas fiscais fraudulentas de empresas licenciadas em São Paulo, correspondendo a mais de 19 toneladas de cocaína e crack. A defesa do influenciador não foi localizada até o momento.
#RenatoCariani #OperaçãoHinsberg #PolíciaFederal
Fonte: Estadão.